terça-feira, 27 de outubro de 2009

Variações sobre um mesmo tema.


Københav ou Copenhague ou Copenhagen ou a cidade das bicis, e dos barcos também.
Muito legal a forma que vivem los daneses utilizando suas vias para as pessoas e menos para os meios motorizados. Comum caminhar, andar de bici e usar o transporte público.
Com o “Finger Plan”, o sistema ferroviário distribui a população segundo 5 eixos que convergem a um ponto central em frente a uma ilha cuja forma parece a dos dedos da mão (daí o nome). Esse desenho criado em 1947, seguiu evoluindo e hoje a região metropolitana toda tem uma mobilidade bastante consciente do que seja essa questão.
As bicicletas o sistema de transporte público e políticas públicas fazem com que se mantenha baixa a taxa de motorização sendo hoje de 330 veículos para 1000 pessoas.
As bicicletas se subdividem em grupos distintos de acordo com seu uso e tem equipamentos complementares como carrinhos etc... as variações sobre o tema.
Nada me surpreendeu ver a Klaus Grimar (Denmark) Strategy for developing urban space and important pedestrian links to the neighbouring areas within the Medieval City in Copenhagen responder sem o menor constrangimento que vai diariamente trabalhar engravatado e de bike diariamente, no Congresso Walk21 em Barcelona, 2008, quando de sua “ponencia” (Theme: Getting people walking).
No modelo da foto quem pedala, vai comodamente sentado e o eixo dianteiro tem um par de rodas, ou seja é um triciclo.

Nenhum comentário: