sexta-feira, 21 de novembro de 2014

“II Seminário Intermunicipal Camboriú e Balneário Camboriú de Mobilidade Ciclística”

 O N V I T E

II Seminário Intermunicipal Camboriú e Balneário Camboriú de Mobilidade Ciclística


O SEMINÁRIO
O II Seminário Intermunicipal Camboriú e Balneário Camboriú de Mobilidade Ciclística é uma atividade integrante do Pró-Ciclo - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Ciclístico do Vale do Rio Camboriú, um projeto de extensão do IFC - Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú realizado em parceria com a ACBC - Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú. O evento dá continuidade ao Seminário 2013, reforçando o papel de ambas instituições de promover a reflexão, o debate e a busca de soluções para que a bicicleta possa contribuir com a qualidade de vida e a democratização do espaço público das cidades conurbadas de Camboriú e Balneário Camboriú..

PROGRAMAÇÃO
27/11/2014 – Quinta-feira – Noite
19h00 - Mesa de Abertura
- Diretor do IFC-Camboriú: Rogério Luís Kerber
- Presidente da ACBC: Luiz Carlos Chaves Junior
- Prefeita Camboriú: Luzia Coppi Mathias
- Prefeito Balneário Camboriú: Edson Renato Dias
20h00 – Palestra de abertura: “Planejamento cicloviário participativo: experiências da Holanda e do Brasil” – Warner Vonk – Eng. Civil pela Universidade de Twente (Holanda), Mestre em Estudos do Transporte pela UFRJ, consultor internacional em mobilidade ciclística, diretor da iFluxo Planejamento de Mobilidade (Rio de Janeiro)
20h40 – Debate com o público
21h00 – Encerramento
28/11/2014 – Sexta-feira – Manhã
08h30 – “O comportamento humano no trânsito” – Fabíola Radaê Gewehr Cargnin – Profª do curso de Psicologia da Faculdade Avantis
09h00 – “Educação para o trânsito: concepções e desafios” – Karine Winter – Pedagoga, Coordenadora de Educação Para o Trânsito do Fumtram Balneário Camboriú
09h30 – Debate com o público
10h00 – Intervalo
10h30 – “Bicicleta como objeto promotor da inclusão social” – Timóteo Schroeder – Prof. do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Avantis
11h00 – “Diagnóstico da Conexão Ciclística entre Camboriú e Balneário Camboriú” – Roberta Raquel – Profª de Geografia do IFC Camboriú
11h30 – Debate com o público
12h00 – Intervalo para almoço
28/11/2014 – Sexta-feira – Tarde
14h00 – “Oficina Bike Anjo: promovendo o uso da bicicleta na cidade” – Vinícius da Rosa (fotógrafo), Júlio Fernandes (personal trainer) e Luis Antônio Peters (funcionário público aposentado) – Membros do Bike Anjo Floripa.

INSCRIÇÕES PARA PARTICIPANTES
§         Pela internet em www.acbc.com.br/inscr-partic-ii-seminario
§         A participação é gratuitas
§         Participantes e receberão certificados

INSCREVA SEU TRABALHO – EM PAINÉIS
§         Pesquisas
§         Campanhas
§         Produtos
§         Inscreva o trabalho em www.acbc.com.br/inscr-paineis-ii-seminario
§         A exposição é gratuita
§         Painelistas receberão certificados

LOCAL
§         Auditório do IFC- Camboriú
§         Rua Joaquim Garcia, s/n
§         Camboriú/SC
§         Clique aqui para ver no mapa

OBJETIVOS
§         Promover a integração de políticas públicas voltadas para a mobilidade ciclística entre as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú;
§         Estreitar a relação entre a academia, a sociedade civil e o poder público;
§         Proporcionar espaço de debate entre estudos e pesquisas na área da mobilidade urbana;
§         Promover o aprofundamento da compreensão social a respeito das questões relacionadas à mobilidade urbana.

FOLDER DO SEMINÁRIO
§         Clique aqui para baixar o folder em JPG (página única)
§         Clique aqui para baixar o folder em PDF

REALIZAÇÃO E APOIO

COORDENAÇÃO E CONTATOS
§         Coordenadora: Prof. Roberta Raquel -IFC Camboriú
§         Fone para contato: (47) 2104-0826
§         E-mail para contato: ciclismo.acbc@gmail.com

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

para ver o que acontece

sábado, 23 de agosto de 2014

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

VIII Desafio Intermodal de Curitiba acontece no final de agosto, abrindo o mês da Bicicleta: O festival "Arte, Bicicleta & Mobilidade"

 Olá amigos dos meios de comunicação.

Vejam material em anexo referente ao Desafio Intermodal que acontecerá dia 29/08.
Estarei participando com meu amigo José Leite, que é cego e cadeirante,
e o desafio será fazer o percurso enfrentando as calçadas e ônibus.

Acompanhe-nos nesta caminhada.

Favor divulgar para seus contatos.

Um abraço acessível e sustentável
Ricardo
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Jose Carlos Belotto <jcbelotto@gmail.com>
Data: 20 de agosto de 2014 15:30
Assunto: Desafio Intermodal
Para: arqmesquita@gmail.com

Convite para o Desafio Intermodal.
Precisamos de Nome completo, email e fone dos participantes.
Segue em anexo release do evento.
abç.

--
José Carlos Belotto
Coordenador do Programa CicloVida
Coordenador de Educação e Cultura - CicloIguaçu
Vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo
........__Ô
....._  \ >_
....(_) /  (_)



--
Arq. Ricardo Tempel Mesquita
arqmesquita@gmail.com
(41) 3277-5299  9194-2294 



VIII Desafio Intermodal de Curitiba acontece no final de agosto, abrindo o mês da Bicicleta: O festival "Arte, Bicicleta & Mobilidade"

Esse ano, os resultados relativos ao consumo de combustível e poluentes dos modais, devem ser liberados 20 minutos após a finalização do evento.

No próximo dia 29 de agosto, às 18h, acontece em Curitiba o VIII Desafio Intermodal da cidade. Organizado pelo Programa de extensão CICLOVIDA da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o LACTEC e o Grupo PET do curso de Engenharia Civil da universidade, o evento visa avaliar qual o melhor transporte para se locomover na capital no “horário de rush”.
O Desafio consiste em um teste realizado simultaneamente entre vários modais. Às 18h todos devem sair juntos do ponto inicial, em frente ao prédio da administração do Setor de Tecnologia no Centro Politécnico da UFPR, e se dirigirem para a Praça Santos Andrade, mas não sem antes passar no ponto intermediário, o Escritório Verde da UTFPR. Cada modal pode fazer o caminho que achar mais interessante, desde que passe pelo ponto intermediário e respeite as leis de transito.

Novidades

Esse ano, além dos modais tradicionais já utilizados no evento em anos anteriores – como: carro, moto, ônibus, bicicleta, bicicleta elétrica, locomoção a pé e locomoção a pé com o auxílio de ônibus – também estarão participando da prova um carro elétrico e uma moto elétrica.
Um dos carros participantes do evento, também terá acoplado em seu escapamento um medidor de emissão de poluentes que poderá calcular a emissão exata do veículo, simultaneamente ao seu deslocamento durante a prova, exibindo os dados em um telão na Praça Santos Andrade.

Resultados no dia do evento

Nos anos anteriores, os resultados relativos ao consumo de combustível e emissão de poluentes, só puderam ser divulgados após a confecção completa do Relatório do Desafio Intermodal. Entretanto, esse ano, foi desenvolvido um programa que realizará os cálculos simultaneamente ao desafio, permitindo a divulgação dos resultados 20 minutos após a chegada do último participante.
Entre as autoridades convidadas para o evento deste ano estão o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Ambos já sinalizaram que deverão participar do evento utilizando o modal bicicleta.

Participantes (Desafiantes)

Todos os participantes deverão estar no local da saída uma hora antes (17hs), para os registros e instruções necessárias.



Dia: 29/08 (sexta-feira)
Hora: 18h (largada)
Ponto de Saída: Centro Politécnico da UFPR – no hall de entrada do prédio da administração do Setor de Tecnologia, próximo ao mastro da bandeira do Brasil.
Ponto Intermediário: Escritório Verde da UTFPR – Av. Silva Jardim, 807.
Ponto de Chegada: Praça Santos Andrade.

Em anexo um texto do Profº de Física da UTFR Nestor Saavreda, sobre o Desafio.

Atenção! Os meios de comunicação que desejarem fazer a cobertura do evento deverão estar no Ponto Inicial pelo menos 30 minutos antes da largada, já que essa não será postergada para captação de imagens, e nem mesmo para entrevistas. Todos esses materiais deverão ser coletados antes da prova, ou após a sua finalização.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


quinta-feira, 31 de julho de 2014

Bicicleta e o prazer de viver

Compartilhar esse status
Atualização de status
De Dv Na Trilha
Venha dividir o prazer de pedalar com um deficiente visual no Projeto DV na Trilha!!!

Dia 02-08-2014 Sábado
Hora 9 h às 12:30 h (aproximadamente)
Onde? Jardim Botânico de Brasília - JBB

Integração e diversão de montão!
Estão todos convidados!
Confirme sua presença no evento, compartilhem!
ORIENTAÇÕES:

O QUE LEVAR? Sua própria bike, pois o número de tandens é limitado, equipamentos de segurança (capacete, luvas, etc). Leve também uma corrente para deixar sua bicicleta em segurança (caso vá conduzir) e muita alegria e disposição para dividir com os deficientes visuais, condutores e voluntários do Projeto.

NO QUE POSSO AJUDAR? Auxiliando na segurança e demais demandas apresentadas pelos DVs, sendo intérprete de LIBRAS (para os nossos DVs que possuem surdez associada), fazendo registro fotográfico, sendo condutor em uma bicicleta tandem, conversando e interagindo com os DVs, oferecendo carona de volta do JBB para a rodoviária (PARA os DVs).

CONDUÇÃO DAS TANDENS: idade mínima: 18 anos. Caso você tenha mais de 18 anos e queira conduzir um DV pelas trilhas do JBB, deve se apresentar aos coordenadores Danilo Hayakawa ou Bruno Lago no início do encontro para fazer um 'test drive' com a bike tandem antes de pedalar com o DV.

CRIANÇAS PODEM IR? Não aconselhamos a presença de crianças pedalando no percurso da trilha. É que, como o foco do pedal são os deficientes visuais, priorizamos o ritmo das tandens.

RITMO E PERCURSO? aproximadamente 12 km em estradões de terra, em ritmo moderado.

DEFICIENTES VISUAIS QUE AINDA NÃO SÃO INTEGRANTES DO PROJETO PODEM IR? Como o nosso número de tandens é limitado e possuímos uma lista de espera, o deficiente visual que quiser conhecer o Projeto DV na Trilha deverá entrar em contato com Simone (8402-0773 - TIM) para se inscrever. O convite para os DVs pedalarem será feito pelo telefone.

ATENÇÃO: QUEM POSSUI A CAMISA DO DV NA TRILHA TEM ISENÇÃO DA TAXA DE ENTRADA DO JBB!!!! (Valeu, JBB!!!!!). QUEM NÃO POSSUI A CAMISA, LEMBRE-SE DE LEVAR R$ 2,00 PARA ENTRAR NO JARDIM BOTÂNICO, OK?!

domingo, 15 de junho de 2014

Monsieur Hulot's Velo

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Bike Parking at BART - querendo muitas soluções são possíveis



Publicado em 07/05/2012
Lock it, don't lose it.


Publicado em 20/07/2012
Bay Area Rapid Transit (BART) serves the San Francisco Bay Area. The heavy-rail public transit and subway system connects San Francisco with cities in the East Bay and suburbs in northern San Mateo County. BART operates five lines on 104 miles of track with 44 stations in four counties. With an average weekday ridership of 374,000 passengers, BART is the fifth-busiest heavy rail rapid transit system in the United States. Ride along as we take a trip on BART.
  • Categoria

  • Licença

    Licença padrão do YouTube

Para pensar no futuro tão próximo quanto possível - que pena que a FIFA não exigiu bicicletários...



Publicado em 08/06/2013
More info and photos of this system at
http://www.dannychoo.com/en/post/2696...

Too many bicycles and not enough space in Japan - so what do they do?
They dig wells in the ground and build robotic systems to store your two wheelers underground - safe from harsh weather and naughty thieves.

Same video posted on my Facebook.
http://buff.ly/11CGDi2

Snippet from my TV show Culture Japan TV
http://culturejapan.tv

品川の地下駐輪場は凄い!

More about my shenanigans.
http://dannychoo.me

Bicicletários - um componente essencial



Publicado em 23/01/2014
Prefeito anuncia ciclovias e bicicletários na Zona Sul de São Paulo - Bike é legal.
Videorreportagem de JP Amaral e Renata Falzoni no Largo da Batata.
  • Categoria

  • Licença

    Licença padrão do YouTube


Publicado em 08/05/2013
Reportagem exibida pela TV Câmara de Florianópolis e produzida pela jornalista Simone Moreira, sobre a Audiência Pública sobre Bicicletário e Ciclovias com entrevista de Deglaber Goulart (Vereador - PMDB), Renato Lima (Representante Comercial da Empresa) e Bruno Negri (Secretário Municipal Ciência e Tecnologia).


quarta-feira, 30 de abril de 2014

segunda-feira, 14 de abril de 2014

terça-feira, 11 de março de 2014

segunda-feira, 3 de março de 2014

Vélorution universelle - Concarneau



Publicado em 15/08/2012
14 juillet 2012. Pendant que les chars d'assaut défilaient sur les Champs-Elysées et que PSA annonçait un plan de licenciement massif, deux cents joyeux pédaleurs ont pris Concarneau et renversé la domination automobile. Aux cris de "les bagnoles à la casse, les vélos à leur place", ces vaillants vélorutionnaires ont aboli provisoirement les privilèges de la noblesse sur quatre roues qui, terrorisée, s'est embouteillée sur les autoroutes en tentant de fuir.

Danny Letard (Vélorution) Je chante pour les piétons



Enviado em 26/05/2010
Le parti Vélorution réclame, entre autres, la suppression du trafic automobile et aérien. Voici la chanson de Danny Letard, interviewé ce mercredi par Grégory Goethals dans le Talk Elections. (www.rtlinfo.be)

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

3o. Fórum Mundial da Bicicleta

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Gerenciamento do livro Brasil não Motorizado



De: André Geraldo Soares 'y
Enviada em: quarta-feira, 8 de janeiro de 2014 14:13
Para: ...
Assunto: Re: Brasil Não Motorizado / info gerais

Obrigado, Luiz.

André Soares
Camboriú/SC

===================================================================

----- Original Message -----
To:..
Sent: Saturday, January 04, 2014 6:19 AM
Subject: Brasil Não Motorizado / info gerais

Prezados(as) autores(as):

Ao aceitar o convite do Miranda para coordenar a produção editorial e a distribuição desta primeira edição do livro, passei a me inteirar melhor sobre essa área técnica e reconheço que existe um terreno fértil a ser cultivado. É parca a literatura sobre 'mobilidade urbana' e penso que se possa evoluir muito nessa matéria.

INFORMAÇÕES:

1 - Foi confirmado pela distribuidora, só nesta semana, que o livro 'Brasil Não Motorizado' estará disponível nas livrarias FNAC de todo o Brasil, a partir do dia 20 de janeiro/14. Fiz todo o possível para que o cadastro/credenciamento da Editora LaBmol saísse a tempo de distribuí-lo antes do período de festas. Contudo, o grande movimento de mercadorias nesta época do ano e da preferência aos grandes fornecedores causaram toda essa demora.
Por outro lado e como forma de compensar esse atraso, a gerência da FNAC me garantiu a inclusão da ilustração da capa e um resumo do conteúdo do livro no impresso mensal 'GUIA FNAC' de fevereiro/14 (20.000 exemplares) - o que certamente vai dar visibilidade nacional para a nossa publicação. E ainda em fevereiro ou março, também nos foi oferecida uma data/agenda na loja de Curitiba, para um bate-papo dos autores curitibanos com o público e convidados, seguido de sessão de autógrafos.

Eventos realizados:
a - Lançamento oficial e de muito sucesso durante o 19° Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos, em 08.10.2013 - Brasília/DF; 
b - Apresentação no Seminário Intermunicipal de Mobilidade Ciclística, em 07.11.2013 - Camboriú/ SC;
c - Lançamento e palestra do co-autor Ivo Reck Neto, no Encontro sobre Mobilidade Urbana na Faculdade de Engenharia de Rondônia, em 12.11.2013 - Porto Velho/RO;
*** Há também a possibilidade de uma ação/exposição da nossa publicação no 3° Fórum Mundial da Bicicleta, a ser realizado em          Curitiba - fevereiro/14. 

2 - Depois da inscrição do livro e seu devido registro na Biblioteca Nacional (ISBN), estou providenciando um documento que resguarde os direitos autorais de cada um dos autores. Nesse documento constarão os nomes e os títulos dos artigos e será assinado pelo Miranda, com representante e coordenador do projeto. Este trabalho deverá ser concluído até meados de fevereiro e cada qual receberá uma cópia.

3- Além do lote destinado à FNAC e de toda a remessa dos livros para os autores e patrocinadores, temos 50 exemplares reservados para serem distribuídos a bibliotecas técnicas de escolas, cursos, fundações e outras instituições interessadas nessa matéria. Caso alguém de vocês tenham sugestões de endereços, esses serão bem-vindos.
Importante: O ideal é que já me indiquem também a pessoa responsável pelo recebimento. Desse modo o destino estará assegurado, evitando assim, extravios, desvios, etc.

Estou a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas  e desejo um grande 2014 a todos.

Atenciosamente,  Luiz Alceu Beltrão